Mais uma Data FIFA chegou ao final, e trouxemos um “resumão” sobre os destaques do que de melhor aconteceu no futebol de seleções neste mês de outubro.
América do Sul - CONMEBOL
(Foto: Andres Cuenca/Reuters)
Na América do Sul parece que temos de vez a certeza que a Argentina desempenha o melhor futebol do continente e um dos melhores do mundo, é agora a líder isolada das Eliminatórias, com 100% de aproveitamento e sete gols marcados com nenhum gol sofrido. Além do ótimo desempenho, vencendo sem sustos Paraguai e Peru, teve ainda a “cereja do bolo” da quebra de recorde de Lionel Messi se tornando o maior artilheiro da história das Eliminatórias sul-americana, com 31 gols e deixando para trás Luis Suarez com 29 gols.
Destaques positivos também para Uruguai e Venezuela, ambos venceram em casa e empataram fora. A Venezuela conseguiu o empate fora de casa contra o Brasil, apenas o segundo jogo sem derrota na história do confronto contra os brasileiros em Eliminatórias, e venceu de forma contundente com um 3 a 0 contra o Chile em casa. Já os uruguaios, conseguiram um empate importante no final do jogo como visitante contra a Colômbia, um confronto direto pelo topo da competição, e quebrou um tabu contra o Brasil, vencendo a primeira partida contra os brasileiros desde 2001.
Chile e Bolívia cada vez mais se provam como os piores times da competição, com menção honrosa para o Paraguai que conseguiu marcar o primeiro gol apenas na quarta rodada. Essas três seleções, juntamente com o Peru, mostraram que irão brigar ponto a ponto para quem vai ocupar a vaga para a repescagem mundial.
Um fato importante envolvendo o Brasil além do mau desempenho nas duas partidas, em que teve o já mencionado tabu contra o Uruguai quebrado e também a invencibilidade nas eliminatórias de 37 jogos seguidos sem derrota desfeita, foi a grave lesão de Neymar na partida contra o Uruguai.
Europa - UEFA
(Foto: Divulgação/Jude Bellingham)
Na penúltima janela de partidas pelas Eliminatórias para a Eurocopa, tivemos os primeiros classificados para a competição continental em 2024. Além da sede Alemanha, agora temos confirmados, Espanha, Escócia, Portugal, França, Inglaterra, Bélgica, Turquia e Áustria.
Algumas outras seleções também encaminharam as suas classificações, casos de Turquia, Albânia, Hungria, Eslovênia, Dinamarca e Eslováquia. Enquanto ao mesmo tempo algumas seleções relevantes no futebol vão ter jogos decisivos na próxima Data FIFA, casos de Itália, Croácia, Polônia e Holanda. As quatro citadas, terão confrontos diretos pelas vagas para o continental do ano que vem.
Sem disputar as Eliminatórias, por ser a sede, a Alemanha teve a estreia de Julian Nagelsmann no comando técnico. Disputou partidas amistosas na América do Norte, contra Estados Unidos e México. Vitória de virada contra os estadunidenses, e um empate em 2 a 2 contra o México.
Infelizmente, essa Data FIFA na Europa também ficará marcada pela partida cancelada entre Suécia e Bélgica, interrompida quando estava 1 a 1 por conta de ataques terroristas na região de Bruxelas, capital da Bélgica.
Ásia - AFC
(Foto: Divulgação/AFC)
Os países da Ásia, ficaram em sua maioria restritos a partidas amistosas, entretanto, tivemos algumas partidas de teor competitivo, no caso o pontapé inicial para a corrida pelas vagas na Copa de 2026.
Foi disputada a primeira fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Nesta fase inicial, as 20 piores seleções classificadas no ranking da FIFA disputaram um mata-mata de ida e volta.
As vencedoras se juntam às outras 26 seleções pré-classificadas, e formarão nove grupos de quatro países, em que apenas os dois primeiros colocados avançam para a terceira fase.
Na primeira fase, os classificados foram os seguintes:
- Singapura
- Afeganistão
- Paquistão
- Iêmen
- Taiwan
- Myanmar
- Bangladesh
- Hong Kong
- Nepal
- Indonésia
O início da segunda fase já será na próxima Data FIFA em novembro (grupos na foto acima).
Resto do Mundo
(Foto: Divulgação/Marrocos)
As outras federações ficaram restritas a partidas de teor amistoso, com destaque para as já mencionadas partidas de México e Estados Unidos contra a Alemanha. Tivemos também a continuação do bom momento da seleção japonesa, vitória de 4 a 1 contra Canadá e 2 a 0 contra Tunísia.
Outro destaque também foi a partida entre Marrocos e Libéria pelas eliminatórias para a Copa Africana das Nações, que tinha sido adiada. Vitória tranquila de Marrocos por 3 a 0 em casa.
Menções honrosas para as vitórias da França contra Escócia (4 a 1), Estados Unidos contra Gana (4 a 0) e de Mali contra a Arábia Saudita (3 a 1).
A Data FIFA retorna novamente em novembro, entre os dias 13 e 21.