Resto do Mundo

Raphael Claus será o árbirtro da final da Copa América

Bruno Pires e Rodrigo Correa completam o trio brasileiro na decisão de domingo

Por Pedro P. Lima
Publicado em 11/7/24 às 14:34h. | Última atualização em 11/7/24 às 14:45



(Foto: Getty Images)

Apesar da seleção ter caído nas quartas de final, o Brasil estará representado na final da Copa América pela equipe de arbitragem. Raphael Claus será o árbitro da decisão entre Argentina e Colômbia que acontece no próximo domingo. Além dele, Bruno Pires e Rodrigo Corrêa serão os assistentes em campo, e Rodolpho Toski Marques estará no comando da cabine do VAR, com o auxílio de Danilo Manis. Os paraguaios Juan Benítez e Eduardo Cardozo completam a equipe, respectivamente como quarto e quinto árbitros.

Claus tem 44 anos, tem sua formação de árbitro pela Federação Paulista de Futebol (FPF), e integra o quadro FIFA desde 2015. Em 2022, ele esteve na Copa do Mundo do Catar, ao lado de Wilton Pereira Sampaio, que também trabalhou nesta Copa América. Raphael Claus atuou em duas partidas da competição até aqui. Ele comandou Venezuela e México na segunda rodada da competição. Naquela partida, a Venezuela venceu por 1 a 0 com Rondón marcando um gol de pênalti. Além disso, ele foi quarto árbitro quando Bolívia e Panamá se enfrentaram no último jogo da fase de grupos. A árbitra principal naquele jogo foi a, também brasileira, Edina Alves Batista. 

A final da competição não tinha um brasileiro no apito desde a Copa América Centenário, em 2016, quando Héber Roberto Lopes comandou a partida entre Argentina e Chile. Desde então, a seleção brasileira esteve na final das duas competições o que excluía esta possibilidade. Salvio Spinola foi outro a ter esta oportunidade mais recentemente, em 2011, quando foi o árbitro da partida entre Uruguai e Paraguai.

A final da Copa América será disputada no próximo domingo, dia 14 de julho, entre Argentina e Colômbia, no Hard Rock Stadium, em Miami. A Argentina vai em busca de seu décimo sexto título, o que a faria passar o Uruguai e se isolar como maior campeã da América, enquanto a Colômbia procura sua segunda conquista. O jogo será às 21h (horário de Brasília).

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral