Resto do Mundo

Marcelo Moreno anuncia aposentadoria do futebol de seleções

Centroavante da Bolívia fará sua última partida pela seleção contra o Uruguai no dia 21

Por Pedro P. Lima
Publicado em 14/11/23 às 13:41h. | Última atualização em 14/11/23 às 13:58



(Foto: Aizar Raldes / AFP)

O atacante da Bolívia, Marcelo Martins (conhecido no Brasil como Marcelo Moreno), anunciou nesta segunda-feira, 13, sua aposentadoria do futebol de seleções, aos 36 anos. As partidas desta data FIFA, contra Peru e Uruguai, serão as últimas defendendo seu país. O centroavante se despede como o maior artilheiro da história da seleção boliviana, com 31 gols em 108 jogos.

O jogador é um velho conhecido do torcedor brasileiro, tendo atuado por Grêmio, Flamengo e Cruzeiro. Pela raposa, inclusive, ele teve três passagens, a última delas durou até 2022, defendendo o time na Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente o jogador está no Independiente del Valle, do Equador.

Moreno diz que sua decisão foi tomada para, também, ajudar em uma renovação da seleção boliviana. "Essa decisão é para que apoiem os meninos. Não temos as mesmas condições dos outros times, devemos pressionar os dirigentes para saber por que o futebol boliviano continua assim. Devemos apoiar o processo de novos jogadores para chegar à Copa do Mundo e dar-lhes a confiança que merecem", disse o atacante em sua entrevista coletiva.

Com 22 gols marcados, Marcelo Moreno é o terceiro maior artilheiro da história das Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo. Ele fica atrás apenas de Lionel Messi, que marcou 31, e Luís Suárez, que tem 29. Ele participou de quatro Eliminatórias, tendo estreado pela seleção boliviana em 2007.

Marcelo é filho de pai brasileiro, e chegou a defender a amarelinha em categorias de base, tendo sido campeão da Copa Sendai, um torneio sub-19, em 2005. Mas optou por defender a Bolívia, país natal de sua mãe, ao se tornar profissional.

A Bolívia enfrenta o Peru em La Paz na próxima quinta-feira, 16, às 17h. E depois viaja a Montevidéu para enfrentar o Uruguai no dia 21, às 20h30. Esta data FIFA marcará a estreia do brasileiro Antonio Carlos Zago a frente da equipe.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral