(Foto: Reuters)
O técnico Gareth Southgate pediu demissão da seleção inglesa nesta terça-feira, 16, após quase oito anos no cargo. A decisão vem após o vice-campeonato da Eurocopa, a equipe foi derrotada pela Espanha no último domingo, e em meio a diversas críticas ao desempenho do time.
"Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Isso significou tudo para mim e eu dei tudo de mim.", disse o treinador no anúncio oficial
O comandante inglês de 53 anos foi o terceiro mais longevo da história do English Team. Ele estava no cargo desde setembro de 2016, ele assume o posto, substituindo Roy Hodgson, após a eliminação nas oitavas de final da Euro para a Islândia. Desde então, foram 102 jogos, tendo 61 vitórias, 24 empates e 17 derrotas.
O trabalho de Southgate fica marcado pelos resultados nas grandes competições. Apesar de não ter conquistado nenhum título, a equipe tem campanhas expressivas em Copas do Mundo e Eurocopa. Ele levou a seleção a duas finais de Euro, algo que a Inglaterra nunca tinha conseguido, e na Copa de 2018 conseguiu ficar em quarto lugar, igualando a campanha de 1990 como melhor desempenho inglês no torneio desde o título de 1966. Em 2022, caiu nas quartas de final para a França que chegou à final daquela edição.
Por outro lado, durante o seu trabalho, Gareth Southgate foi muito criticado pela imprensa inglesa e pelos torcedores, devido a um desempenho abaixo do esperado, apesar dos resultados. Como marca negativa, sob o comando dele a Inglaterra foi rebaixada na Nations League em 2023.