(Foto: Irish Football Association/PA)
De acordo com Paul MacInnes, do jornal britânico The Guardian, a Turquia abdicou de sediar a Euro 2028. Com isso, a candidatura conjunta de Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales) e Irlanda se torna a única para receber a competição. Portanto, estas serão as sedes da maior competição de seleções do futebol europeu daqui cinco anos.
Diferente do que costuma acontecer com países-sede, a UEFA deseja que as cinco seleções que receberão a competição passem pelo processo de Eliminatórias para se classificar para o torneio. Segundo MacInnes, a entidade não está disposta a reservar cinco vagas no torneio, sendo assim, existe a possibilidade de um país-sede não participar da competição. Entretanto, se espera que UEFA faça um regulamento de qualificação que minimize esta possibilidade.
A Euro 2028 será disputada por 24 seleções, e a candidatura propõe dez estádios nos cinco países, seis deles na Inglaterra. Entre eles: o Villa Park (casa do Aston Villa), St. James' Park (Newcastle) e o Everton Stadium, que ainda está em construção.
A próxima Eurocopa acontece em julho do ano que vem, e será sediada pela alemanha.