(Foto: Divulgação / Conmebol)
A seleção da Colômbia goleou o Panamá por 5 a 0, neste sábado, 6, no University of Phoenix Stadium, pelas quartas de final da Copa América. Agora, a equipe aguarda o vencedor do confronto entre Brasil e Uruguai para conhecer seu adversário na semifinal, que acontece na próxima quarta-feira.
A Colômbia resolveu o jogo no primeiro tempo, conseguiu fazer 2 a 0 com 15 minutos de jogo. Com 8 minutos da primeira etapa, James Rodríguez cobrou escanteio e Jhon Córdoba completou de cabeça para abrir o placar. Poucos minutos depois, o goleiro Orlando Mosquera derrubou Jhon Arias dentro da área, e James ampliou o marcador de pênalti. Depois disso, a Colômbia diminuiu o ritmo e controlou mais as ações do jogo.
Eles ainda fizeram mais um gol no primeiro tempo. Com 40 minutos jogados, James se aproveitou da desatenção da equipe panamenha, cobrou rapidamente uma falta próxima ao meio campo, lançou para Luís Diaz que encobriu o goleiro para marcar o terceiro gol. Com 25 minutos do tempo complementar, a Colômbia fechou o marcador, mas o lance foi polêmico. Daniel Muñoz foi derrubado na área, o juiz leva o apito à boca, mas demora a apitar, nesse meio tempo a bola sobra para Richard Ríos que acerta um belo chute de fora da área. A equipe caribenha reclamou bastante com a arbitragem. Eles ainda marcaram mais um gol no último minuto, após Córdoba fazer pênalti em Santiago Arias. Borja converteu a cobrança.
A Colômbia disputa a semifinal na próxima quarta-feira, 10, contra Brasil ou Uruguai, às 21h, no Bank of America Stadium, em Charlotte. Quem vencer enfrenta Argentina ou Canadá na grande final, que ocorre no dia 14 de julho, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 21h.