(Foto: Pablo Porciuncula / AFP)
O atacante uruguaio, Edinson Cavani, anunciou sua aposentadoria do futebol de seleções nesta quinta-feira, 30. O comunicado foi feito por meio de uma carta aberta publicada em suas redes sociais. O jogador agradeceu por tudo que viveu em sua passagem pela Celeste e reiterou seu orgulho por ter representado o país.
"Foram, sem dúvidas, muitos anos preciosos, teria mil coisas para dizer, contar e recordar, mas hoje quero me dedicar a esta nova etapa da minha carreira e dar tudo onde eu estiver.", disse Cavani em sua carta de despedida
O jogador não era convocado desde a Copa do Catar, portanto, não esteve em nenhuma lista do treinador Marcelo Bielsa. Sua última partida com a camisa do Uruguai foi a derrota por 2 a 0 para Gana, na última rodada da fase de grupos. A equipe não se classificou para o mata-mata da última Copa.
Cavani disputou quatro Copas do Mundo com a seleção uruguaia, de 2010 a 2022, e seu melhor resultado foi na primeira Copa que disputou com a Celeste, quando ficou em quarto. Ele também esteve em campo no título da Copa América de 2011.
Cavani encerra sua história com o Uruguai sendo o terceiro jogador que mais vestiu essa camisa, ao todo foram 136 vezes, ficando atrás apenas de Luís Suárez e Diego Godín, que tem 138 e 161 partidas respectivamente. Além disso, ele é o segundo maior goleador da equipe, com 58 gols marcados, apenas dez atrás do Suárez.
O Uruguai fará dois amistosos antes da Copa América, o primeiro deles contra a seleção costa-riquenha no Estádio Nacional da Costa Rica na próxima sexta-feira, 31, às 23h (horário de Brasília), depois viaja a Denver, capital do Colorado, nos Estados Unidos, onde enfrenta a equipe do México na quarta-feira, 4 de junho, no Empower Field, às 22h. Eles estreiam na competição continental no dia 23, enfrentando o Panamá, no Hard Rock Stadium, às 22h. A partida é válida pelo grupo C, onde também estão Estados Unidos e Bolívia.
Carta de despedida de Edinson Cavani:
"Minha querida Celeste:
Só quero te agradecer por cada ensinamento que me fizeste viver em seu processo.
Não quero me estender. Hoje são poucas palavras, mas sentimentos profundos
Obrigado a cada uma das pessoas que formaram parte deste caminho durante tantos anos.
Fui e sempre serei abençoado por ter usado essa camisa para representar o que mais amo no mundo, meu país.
Foram, sem dúvidas, muitos anos preciosos, teria mil coisas para dizer, contar e recordar, mas hoje quero me dedicar a esta nova etapa da minha carreira e dar tudo onde eu estiver.
Hoje decido dar um passo ao lado, mas sempre vou seguir vocês, com o coração latente, como quando cabia a mim sair ao campo com essa linda camisa.
Um forte abraço a todos do meu povo.
Viva a Celeste!"