(Foto: Juan Karita / AFP)
A Federação Boliviana de Futebol (FBF) demitiu o treinador Gustavo Costas após um começo ruim nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A Bolívia ocupa a última posição, com quatro derrotas em quatro partidas, tendo sofrido doze gols e marcado apenas dois. Ele se despede da equipe após onze meses no cargo, tendo disputado dez jogos, com apenas uma vitória, um empate e oito derrotas. O próprio treinador confirmou sua saída em seu perfil no X, o antigo Twitter.
Segundo a imprensa boliviana, o brasileiro Antônio Carlos Zago está entre os cotados para assumir a equipe. Seu último trabalho no Brasil foi no Coritiba, no meio deste ano, mas ficou apenas dois meses no cargo e foi demitido em junho com o time na lanterna. Ele tem o trabalho bem avaliado no país, pois foi técnico do Bolívar em 2022, e foi campeão boliviano naquela temporada. No futebol brasileiro, seu principal título foi a série B de 2019, a frente do Bragantino.
Segundo o GE, outro nome citado é de Maurício Soria, atualmente técnico do Guabirá, e que já teve passagem pela seleção no final do ciclo para a Copa de 2018.
Na próxima data FIFA, a Bolívia recebe a seleção do Peru em casa, no dia 16 de novembro e depois viajam para enfrentar o Uruguai no dia 21. A seleção peruana está na penúltima colocação nas Eliminatórias, com apenas um ponto somado, enquanto os uruguaios estão na segunda posição com sete pontos.