(Foto: KERIM OKTEN)
Nesta segunda-feira, 07, Andrés Iniesta, meio-campista espanhol anunciou por meio das suas redes sociais, a sua aposentadoria da carreira de jogador profissional aos 40 anos de idade. O anunciou foi após a sua última temporada atuando no Emirates, time dos Emirados Árabes Unidos, e que foi rebaixado na temporada em questão.
Iniesta foi um histórico jogador da sua geração, tendo 885 partidas disputadas oficialmente por três clubes diferentes (Barcelona-ESP, Vissel Kobe-JAP e Emirates-EAU), além da seleção principal espanhola, onde atuou em 131 jogos, marcando 14 gols, sendo em especial, o gol decisivo na final da Copa do Mundo de 2010, contra a Holanda.
Além do título mundial, também conquistou dois titulos europeus com a Espanha e disputou quatro Copas do Mundo (2006, 2010, 2014 e 2018). Por clubes, ele marcou 93 gols e distribui 161 assistências, e conquistou 34 títulos. Em premiação individual, ele conquistou o prêmio de melhor jogador da Europa pela UEFA em 2012, e ficou em segundo lugar na votação para a Bola de Ouro da France Football de 2010, perdendo para Lionel Messi.
No vídeo de despedida ele agradeceu pela sua carreira no futebol e não divulgou se irá continuar no meio do esporte, mas sem dúvidas está no panteão de jogadores históricos do século e da história.