(Foto: Reprodução / Apostagolos)
Mário Jorge Lobo Zagallo morreu na noite da última sexta-feira, 5, no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada em uma nota de pesar postada em suas redes sociais. Segundo Bruno Murito e Raphael Zarko do GE, o tetracampeão faleceu devido à falência múltipla de órgãos pela progressão de comorbidades previamente existentes. Ele estava internado desde o dia 26 de dezembro no Hospital Barra D'Or, na zona oeste do Rio de Janeiro.
O nome de Zagallo é sinônimo da seleção brasileira, ele comandou a equipe em três Copas do Mundo (70, 74 e 98) e também é um dos grandes ídolos da história do Botafogo e do Flamengo.
Zagallo é o único tetracampeão da Copa do Mundo. Das cinco conquistas da seleção brasileira, o 'Velho Lobo' esteve presente em quatro. Em 1958 e 1962 como jogador, era inclusive o único remanescente vivo do time titular daquela primeira conquista, em 1970 como técnico, e em 1994 integrando a comissão técnica como coordenador.
O futebol brasileiro se despede de um de seus personagens mais influentes, tendo deixado um grande legado no esporte. 54 anos atrás, ele esteve à frente da maior seleção de todos os tempos, juntando jogadores que muitos diziam não poder jogar juntos, e ajudando a instaurar uma revolução tática no futebol, com conceitos que foram replicados em todo o mundo e ainda se fazem presentes no futebol.
Vários clubes do futebol brasileiro publicaram homenagens ao Zagallo em suas redes sociais após o falecimento do ídolo. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial de sete dias.