(Foto: Kevork Djansezian / Getty Images)
No último sábado, 6, o Uruguai venceu a seleção brasileira nos pênaltis, após empatar sem gols no tempo normal, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, em partida válida pelas quartas de final da Copa América. O Uruguai agora enfrenta a Colômbia, que venceu o Panamá, na próxima quarta-feira, valendo uma vaga na final.
O jogo foi muito físico. Foi uma partida de muitos duelos e divididas fortes no campo inteiro. Foram 41 faltas durante a partida (26 cometidas pelo Uruguai e 15 pelo Brasil), ainda assim as duas equipes conseguiram criar chances de gol, apesar de não serem muitas, mas não balançaram as redes. O jogo foi bem equilibrado, com alternâncias na posse de bola.
Aos 28 minutos do segundo tempo, o lateral uruguaio Nahitan Nandez deu um carrinho no Rodrygo, e pegou com a sola do pé no tornozelo do atacante brasileiro. O juiz assinala a falta e inicialmente dá o cartão amarelo, porém ele é chamado pelo árbitro de vídeo e decide mudar a cor do cartão. Daí em diante o Uruguai se fechou, recuou todas as linhas e buscou manter o 0 a 0. Eles conseguiram e a partida foi para os pênaltis.
Nas penalidades, o Uruguai venceu por 4 a 2, Militão e Douglas Luiz desperdiçaram as cobranças do lado do Brasil. Alisson ainda conseguiu defender a cobrança de Gimenez, mas não foi suficiente para evitar a eliminação nas quartas de final.
O Uruguai enfrenta a Colômbia na próxima quarta-feira, 10, às 21h, no Bank of America Stadium, em Charlotte, pela semifinal da Copa América. Quem vencer enfrenta Argentina ou Canadá na grande final, que ocorre no dia 14 de julho, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 21h.