Seleção Brasileira

Thiago SIlva acerta retorno ao Fluminense

Capitão da seleção em três Copas do Mundo, zagueiro volta ao Brasil após 15 anos

Por Pedro P. Lima
Publicado em 3/5/24 às 22:05h. | Última atualização em 3/5/24 às 22:05



(Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)

Thiago Silva tem acerto com Fluminense e voltará ao futebol brasileiro em 2024. O zagueiro de 39 anos está em fim de contrato, portanto chega sem custos ao Tricolor das Laranjeiras. Ele tem compromissos com seu clube atual, o Chelsea, até o dia 19 de maio, mas há a possibilidade dele ser liberado antes. Ele chega com contrato até junho de 2026, e poderá jogar a partir do dia 10 de julho, quando abre a janela de transferências. A informação é de Thiago Lima e Marcello Neves, do GE.

Thiago anunciou em seu Instagram, na última segunda-feira, 29, que não renovaria seu contrato com o Chelsea. Desde o início da temporada, o zagueiro vem sendo pouco utilizado pelo técnico argentino, Maurício Pochettino. Em final de contrato, o jogador optou por deixar o clube, após quatro anos.

Com a seleção brasileira, Thiago SIlva disputou três Copas do Mundo, e foi capitão em todas elas. É o jogador brasileiro que mais vezes vestiu a braçadeira neste torneio, com doze partidas. Ele não é convocado desde a última Copa, porém, em entrevista ao João Castelo Branco, da ESPN, ele fez questão de ressaltar que não se aposentou do futebol de seleções.

“Eu não tomei decisão nenhuma. Que isso fique bem claro. Não tomei decisão nenhuma de não ir para a seleção. A decisão não é minha. Estou sempre à disposição. Quando a CBF convoca, já diz na ponta da linha, convocação. Você precisa ir. Mas até o momento não fui comunicado de nada, apenas não fui chamado para essas recentes oportunidades”, frisou o zagueiro.

O técnico da seleção brasileira, Dorival Jr., assistiu a uma partida do Chelsea em abril, e tinha o intuito de observar Thiago Silva, entretanto, o jogador, que havia sofrido uma lesão, acabou não atuando e não esteve na convocação para os amistosos da última data FIFA.

Thiago deixou o Fluminense em 2008 a caminho do Milan. Foram 15 anos no futebol europeu, também com uma longa passagem pelo Paris Saint-Germain, antes de chegar ao Chelsea. O zagueiro já prepara sua mudança para o Rio de Janeiro para as próximas semanas. Sua esposa, no entanto, continuará na Inglaterra com os filhos do casal, que jogam na base do Chelsea.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral