(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Neymar não jogará pela seleção brasileira no ano de 2024. Apesar de recuperado da lesão no joelho e de já ter voltado a campo pelo Al-Hilal, a comissão técnica da seleção brasileira, juntamente ao estafe do atleta, optou por não incluí-lo na lista que será divulgada na próxima sexta-feira, 1, e é válida para as partidas contra Venezuela e Uruguai pela Copa do Mundo de 2026. Desta forma, o craque só volta a vestir a 'amarelinha' em março de 2025, quando a seleção enfrenta Argentina e Colômbia. A informação foi dada em primeira mão por Cahê Mota e Eric Faria, do GE.
No dia 17 de outubro completou-se um ano desde que Neymar se machucou enquanto defendia a seleção brasileira contra o Uruguai em Montevidéu. No final do primeiro tempo daquela partida, o camisa 10 do Brasil sofreu um entorse no joelho que causou a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior e do Menisco do joelho esquerdo. O atleta passou por cirurgia com o chefe do departamento médico da CBF, o Dr. Rodrigo Lasmar, e desde então a entidade monitorou de perto a recuperação do atacante.
Ney ficou afastado dos gramados por pouco mais de um ano, e voltou a campo apenas no último dia 21, quando o Al-Hilal venceu o Al-Ain por 5 a 4 pela Champions League Asiática. O jogador esteve em campo por cerca de 27 minutos, mas pouco depois de sua entrada, um companheiro de time foi expulso e forçou sua equipe a passar o resto da partida com um comportamento mais defensivo. Isso foi levado em conta na decisão de deixar o retorno de Neymar à seleção para o ano que vem.
Outro fator que pesou foram os resultados positivos da última data FIFA. Com as duas vitórias contra Chile e Peru, o Brasil está em uma situação mais confortável na tabela, atualmente na quarta colocação, sendo que seis se classificam direto e ainda há mais uma vaga para a repescagem. Por isso a decisão de deixar que ele atue só pelo clube saudita por enquanto e esteja a disposição daqui cinco meses quando a seleção enfrenta as líderes das eliminatórias.
A seleção brasileira volta a campo na quinta-feira, 14 de novembro, quando enfrenta a Venezuela no Estádio Monumental de Maturin, às 18h, depois viaja à Salvador onde recebe o Uruguai na Arena Fonte Nova, no dia 19, às 21h45. As duas partidas são válidas pelas Eliminatórias para a Copa de 2026. A seleção está empatada em pontos com a celeste, com 16, seis a menos que a líder Argentina.