O técnico, Fernando Diniz, anunciou nesta segunda-feira, 6, a convocação para os próximos jogos de Eliminatórias da seleção brasileira, que acontecem no mês de novembro. Vale lembrar que a lista oficial já havia sido enviada há uma semana, já que a CBF tinha até 15 dias antes da data FIFA para comunicar os jogadores e seus respectivos clubes. Mas a coletiva e a divulgação da lista foram adiadas.
A grande novidade da lista foi a estreia de Endrick na seleção principal. O atleta de 17 anos conquistou titularidade recentemente no Palmeiras, e chamou bastante atenção na partida contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. No jogo, o atacante comandou sua equipe na vitória de virada por 4 a 3, marcando dois gols e dando uma assistência. Diniz comentou sobre a convocação do jogador durante a coletiva:
"É um daqueles jogadores que têm potencial pra ser um daqueles grandes talentos, a gente não sabe se isso vai se confirmar ou não. A convocação não é uma pressão, é um prêmio e também uma visão de futuro do que esse garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 conseguir produzir o que ele produz me chama muito a atenção e neste momento específico da convocação, ele vive seu melhor momento, jogando contra as grandes equipes aqui do Brasil e conseguindo se sobressair."
O treinador também explicou o motivo do adiamento da divulgação da lista de selecionados para os próximos jogos. Diniz afirmou que não foi devido ao seu trabalho no Fluminense, e que teve a ver com o número de lesões que a seleção teve que lidar na última data FIFA:
"Se vocês repararem essa convocação de hoje está sendo mais perto, não por conta do meu momento no Fluminense, prioritariamente. Coincidiu, e até foi bom por conta disso também, mas a nossa solicitação à CBF foi divulgar a lista um pouco mais próximo dos jogos, justamente para os jogadores que têm lesão, ou que estão com saúde quando você convoca muito previamente, e depois você tem que desconvocar porque machucou, como já aconteceu aqui algumas vezes."
Confira a lista completa:
GOLEIROS
Alisson - Liverpool
Ederson - Manchester City
Lucas Perri - Botafogo
LATERAIS
Emerson - Tottenham
Carlos Augusto - Inter de Milão
Renan Lodi - Olympique de Marseille
ZAGUEIROS
Bremer - Juventus
Gabriel Magalhães - Arsenal
Marquinhos - PSG
Nino - Fluminense
MEIO-CAMPISTAS
André - Fluminense
Bruno Guimarães - Newcastle
Douglas Luiz - Aston Villa
Joelinton - Newcastle
Raphael Veiga - Palmeiras
Rodrygo - Real Madrid
ATACANTES
Endrick - Palmeiras
Gabriel Jesus - Arsenal
Gabriel Martinelli - Arsenal
João Pedro - Brighton
Paulinho - Atlético MG
Pepê - Porto
Raphinha - Barcelona
Vini Jr. - Real Madrid
A seleção brasileira entra em campo na quinta-feira, 16 de novembro, contra a Colômbia, no Estádio Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla, às 21h. E depois recebe a Argentina, no Maracanã, no dia 21, às 21h30. O Brasil está na terceira posição, com sete pontos, cinco atrás dos hermanos que lideram a competição.
(Foto: Reprodução / Vai Ter Copa)