Seleção Brasileira

Escalação do Brasil: Em meio a desfalques, Igor Jesus pode ganhar chance como titular

Dorival Jr. será obrigado a fazer mudanças no time, após cinco cortes por lesão

Por Pedro P. Lima
Publicado em 8/10/24 às 21:54h. | Última atualização em 8/10/24 às 21:54



(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

A seleção brasileira realizou nesta terça-feira, 8, sua primeira atividade com o grupo completo visando a partida contra o Chile na próxima quinta-feira. A equipe trabalha na Academia de Futebol, CT do Palmeiras, desde segunda-feira, mas só neste último trabalho, o técnico Dorival Jr. pôde contra com os 23 atletas convocados. O comandante já esboçou uma escalação titular que será diferente da que enfrentou o Paraguai na última data FIFA, afinal foram cinco alterações na lista por problemas de lesão. 

Segundo Bruno Cassucci, do GE, Dorival testou um time com: Éderson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (ou Alex Telles); André e Lucas Paquetá; Savinho, Raphinha e Rodrygo; e Igor Jesus.

Dorival muda o desenho tático da equipe. Desde a sua chegada, ele vem utilizando um 4-3-3, com um volante e dois meio-campistas mais avançados. Como ele já havia indicado na entrevista coletiva da convocação, desta vez ele recua Paquetá para jogar ao lado de André, como segundo volante, e vai utilizar um jogador com características mais ofensivas na função de "camisa 10".

Em relação aos nomes, a maior novidade vem no comando do ataque. Igor Jesus, jogador de 23 anos do Botafogo, que foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira pode ser titular em sua estreia com a amarelinha. Dorival procura um jogador com mais características de centroavante, na última data FIFA, Pedro estava nos planos para ser titular contra o Equador, mas acabou sofrendo uma ruptura ligamentar no joelho e não atuou pela seleção.

Outro que ganha espaço é Savinho. O atleta de 20 anos vem tendo um bom início de trajetória pelo Manchester City, já disputou nove partidas neste começo de temporada, seis delas como titular, e deu três assistências. Ele deve ser o titular pela ponta direita, posição que foi ocupada por Luiz Henrique e Rodrygo, durante a última data FIFA, quando o jogador estava lesionado.

O técnico também foi forçado a fazer mudanças por conta de lesões. Além de Bremer, quatro titulares de Dorival Jr. precisaram ser cortados da lista. Alisson teve uma lesão muscular e naturalmente será ocupada por Ederson. Militão também teve um problema muscular na coxa e foi cortado. Na sua ausência a dupla titular é Marquinhos e Gabriel Magalhães. Guilherme Arana foi desconvocado pelo mesmo motivo e aqui uma dúvida. Abner foi observado entre os titulares no início do treino, e mais adiante deu lugar a Alex Telles.

Quanto a ausência do principal jogador do Brasil, Vini Jr., que foi cortado com uma lesão cervical, Raphinha será o seu substituto, porém resta a dúvida de quem ocupará o lado esquerdo. O camisa 11 da seleção foi usado apenas pela ponta direita até aqui, mas nesta temporada no Barcelona, ele vem alternando entre jogar centralizado e pela ponta-esquerda. Rodrygo também já exerceu as três funções da segunda linha de meio campo com amarelinha, então resta a dúvida de quem ocupará o espaço deixado por Vini.

A seleção brasileira enfrenta o Chile na próxima quinta-feira, 10 de outubro, no Estádio Nacional em Santiago, às 21h. Depois a delegação viaja à Brasília, onde recebe a equipe do Peru, no Estádio Mané Garrincha, na terça-feira, 15, às 21h45. Ambas as partidas são válidas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil está na quinta posição com dez pontos em oito jogos.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral