(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
A seleção brasileira fez mais um treinamento no Bezerrão, em Brasília, neste domingo, 13, visando a partida da próxima terça-feira, contra o Peru, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Apesar da vitória na última partida, contra o Chile, o técnico Dorival Jr. testou três mudanças no time titular além de uma mudança tática. Segundo Cahê Mota, do GE, Vanderson, Bruno Guimarães e Gerson podem ser opções para começar a próxima partida, nos lugares de Danilo, André e o suspenso Lucas Paquetá. Além disso, apesar de não mudar as peças, ele alterou o posicionamento dos jogadores da segunda linha de meio-campo.
A formação testada no treino foi: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Gerson; Raphinha, Rodrygo e Savinho; e Igor Jesus.
(Foto: Divulgação / Vai Ter Copa!)
Uma mudança já era esperada, Lucas Paquetá levou o terceiro cartão amarelo, na partida contra o Chile e cumprirá suspensão automática contra o Peru. Gerson será o substituto, inclusive, no jogo passado, o camisa 8 da seleção foi substituído no intervalo e já havia dado lugar ao meia do Flamengo. Outra substituição que Dorival fez ao final do primeiro tempo foi Bruno Guimarães no lugar de André. O volante ex-Fluminense havia ganhado a posição após boas atuações na última data FIFA, mas teve um rendimento abaixo do esperado em Santiago. BG, que volta ao time titular, tem sido peça importante desde a chegada do comandante em março.
Outra alteração vem em um setor que tem sido problemático desde o último ciclo. Danilo teve atuações muito criticadas ao longo deste ano pela seleção brasileira. Foi nas costas do capitão da seleção brasileira que Vargas subiu de cabeça para marcar o gol do Chile no último jogo. Ele dará lugar a Vanderson, lateral de 23 anos do Monaco. Ele foi revelado pelo Grêmio e após duas temporadas se transferiu e foi jogar o Campeonato Francês em 2021. Ele já tem três convocações, com três técnicos diferentes. Uma com Ramon Menezes, uma com Fernando Diniz e agora com Dorival Jr.. Ele entrou em campo duas vezes, e agora pode fazer sua estreia como titular.
Além das mudanças na escalação, o treinador também testou uma organização diferente no ataque. Na última partida, Savinho ocupou o lado direito, enquanto Raphinha e Rodrygo se alternavam jogando pela esquerda e pelo meio. Desta vez, Dorival testou Savinho partindo do lado esquerdo, e voltou o Raphinha para aponta direita, função que ele sempre exerceu pela seleção brasileira, apesar de não estar mais atuando desta forma pelo Barcelona.
A seleção brasileira enfrenta o Peru na próxima terça-feira, 15, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A equipe está na quarta posição das Eliminatórias com treze pontos, seis a menos que a líder da competição, a Argentina.