Seleção Brasileira

Escalação do Brasil: Dorival indica formação com Bento e Marquinhos, mas sem Endrick

Técnico pretende utilizar o máximo de atletas possível antes da Copa América

Por Pedro P. Lima
Publicado em 11/6/24 às 0:03h. | Última atualização em 11/6/24 às 0:08



(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

A seleção brasileira fez nesta segunda-feira, 10, seu primeiro treino visando o amistoso da próxima quarta-feira contra a seleção dos Estados Unidos. Na atividade, o técnico Dorival Jr. esboçou a escalação que deve ir a campo na partida. O comissão técnica planeja utilizar o máximo de atletas nestes últimos jogos antes da Copa América, por isso a escalação será totalmente diferente da que venceu o México por 3 a 2 no último sábado. A formação que será utilizada contra a equipe americana é mais próxima da que a comissão entende que será titular da Copa América.

Segundo Bruno Cassucci, do GE, no treino de hoje Dorival montou o time com: Bento; Danilo, Marquinhos, Beraldo e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vini Jr.


(Foto: Reprodução / Vai Ter Copa!)

A grande dúvida em relação à próxima partida era em relação a titularidade de Endrick. Ele já tem cinco jogos com a seleção principal, nenhum deles na formação inicial. Desde a chegada de Dorival Jr., ele atuou nas três partidas e também marcou gol em todas elas. Ainda assim, ele não treinou com os titulares, e não deve sair jogando na quarta-feira. O técnico da seleção brasileira tem pregado bastante cautela em relação ao jogador de 17 anos que está a caminho do Real Madrid.

"Temos que ter calma e paciência, sem comparação nenhuma com um nome ou outro. O Endrick tem que se fazer por ele próprio. Ele tem que buscar o seu espaço e é isso que vem acontecendo com calma.", disse o treinador em coletiva após a vitória contra o México

Apesar de ser totalmente diferente da escalação que enfrentou o México, a formação é praticamente idêntica a que enfrentou Inglaterra e Espanha na última data FIFA. A única mudança é o retorno de Marquinhos, ele esteve de fora das últimas partidas por lesão, mas retoma seu posto no time titular, no lugar de Fabrício Bruno que sequer foi convocado. Gabriel Magalhães também tinha status de titular desde a Copa. Ele se apresentou à seleção se recuperando de uma lesão no ombro direito. Ele está na reta final do processo e já trabalha com bola, mas ainda não deve jogar.

Bento deve ser o goleiro da próxima partida no lugar de Alisson. Na última data FIFA, ele fez sua estreia com a camisa da seleção e foi um destaque positivo, e deve ganhar mais chances embaixo das traves, com o Brasil. Ainda não dá pra afirmar que ele será titular na Copa América, mas há disputa entre ele e o goleiro do Liverpool.

A seleção brasileira enfrenta os Estados Unidos na próxima quarta-feira, 12, às 20h no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida. A partida é amistosa e será a última antes da Copa América. O Brasil estreia no torneio continental na segunda-feira, 24 de junho, contra a Costa Rica, às 22h no SoFi Stadium, em Inglewood (próximo à Los Angeles). As duas equipes estão no grupo D, junto a Colômbia e Paraguai.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral