Foto: (Rubens Chiri/SPFC)
A CBF anunciou oficialmente Dorival Jr. como novo técnico da seleção brasileira na tarde desta quarta-feira. A informação já havia se confirmado publicamente, quando seu antigo clube, o São Paulo, anunciou que o treinador estava de saída para comandar a equipe nacional. O anúncio foi feito oficialmente em uma nota no site oficial da entidade. A apresentação de Dorival ocorre quinta-feira, 11, a partir das 15h na sede da CBF no Rio de Janeiro.
O técnico foi procurado pela CBF após a renovação de Carlo Ancelotti com o Real Madrid. O presidente, Ednaldo Rodrigues, já tinha dito publicamente que tinha um acordo para o italiano estar à frente da seleção a partir da Copa América, o que não se concretizou, principalmente após o cartola passar um mês afastado do cargo, após ser destituído por uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Dorival chega em um momento de dificuldade da seleção brasileira nas Eliminatórias. A equipe vem de três derrotas consecutivas, contra Uruguai, Colômbia e Argentina, e está na sexta colocação do torneio, a última posição que dá vaga direta à Copa do Mundo de 2026.
Ele vem para ocupar o cargo que vinha sendo exercido interinamente por Fernando Diniz. O treinador do Fluminense, ficou à frente da equipe por seis partidas, teve duas vitórias, um empate e três derrotas. Ele ainda teria contrato até junho, entretanto, o presidente Ednaldo teve o entendimento de que com a vinda do Ancelotti descartada, o ideal era ter um treinador já desenvolvendo seu trabalho visando a próxima Copa.
As primeiras partidas de Dorival Jr. com a seleção brasileira estão previstas para a data FIFA de Março, quando a seleção viaja à Europa para enfrentar a Inglaterra, em Londres, no dia 23 de Março, e a Espanha em Madrid. A segunda partida ainda não tem data definida.