(Foto: Marcello Zambrana / AGIF)
Dorival Jr. aceita o convite da CBF e será o técnico da seleção brasileira. Segundo o jornalista, André Hernan, o contato entre o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o treinador do São Paulo já foi feito, e o técnico aceitou comandar a equipe visando a Copa do Mundo de 2026. O clube paulista já confirmou publicamente a saída do treinador, rumo à seleção, em nota oficial divulgada em suas redes sociais, com um depoimento do treinador. O acerto deve ser anunciado nos próximos dias.
"É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio”, declarou o treinador na nota divulgada pelo clube
Ednaldo Rodrigues havia sido destituído do cargo no início de dezembro, mas foi reconduzido à presidência através de uma liminar do ministro do STF, Gilmar Mendes, na última sexta-feira, 4. De volta ao controle da CBF, o cartola disse que sua primeira missão era definir um treinador para a seleção brasileira, visando a próxima Copa. Desde então, o nome de Dorival Jr. era o mais cotado.
Dorival já dirigiu 20 times do futebol brasileiro, ao longo de quase 22 anos de carreira. Ele iniciou sua carreira em 2002 na Ferroviária e desde então conquistou treze títulos no futebol brasileiro. Ele é tricampeão da Copa do Brasil por Santos, Flamengo e mais recentemente pelo São Paulo, em 2023. Esta foi uma conquista inédita para o clube. Ele também foi campeão da Libertadores pelo rubro-negro em 2022. Agora, aos 61 anos, ele está prestes a assumir a seleção brasileira pela primeira vez em sua carreira.