(Foto: Reprodução / AFA)
A Argentina venceu a Colômbia por 1 a 0 no Hard Rock Stadium, em Miami, para conquistar seu décimo sexto título da Copa América. O gol de Lautaro Martínez saiu apenas na prorrogação, após o marcador não sair do zero no tempo regulamentar. A partida se iniciou no último domingo, 14, com 1h22 de atraso devido a uma confusão na entrada dos torcedores.
O primeiro tempo do jogo foi mais travado, mas ainda houveram oportunidades de gol. A Colômbia foi superior e conseguiu controlar as ações durante a maior parte do tempo, mas ainda assim a partida estava equilibrada. Eles conseguiram finalizar oito vezes, mas sem chances muito claras. A melhor delas veio com Davinson Sanchez, em uma jogada de escanteio, mas o zagueiro cabeceou por cima do gol.
O jogo mudou de figura para a segunda etapa. A Argentina voltou com um ritmo mais acelerado e iniciou bem melhor, mas antes dos 30 minutos, a atual campeã precisou mexer duas vezes por lesão. Primeiro o principal jogador da equipe, Lionel Messi, sentiu uma contusão no tornozelo esquerdo e precisou ser substituído. O problema foi em uma dividida com Santiago Arias ainda na primeira etapa, ele ficou em campo por mais tempo, mas precisou sair com 21 minutos da etapa complementar, e deixou o gramado em prantos. Pouco tempo depois, Montiel também se lesionou e teve que deixar a partida.
As mudanças esfriaram a Argentina e o jogo voltou a ser equilibrado, mas mesmo com as duas equipes criando oportunidades os zeros não saíram do placar. Diferentemente das outras fases do mata-mata, na final o jogo foi para a prorrogação, em vez de ir direto para a disputa de pênaltis. O jogo continuou aberto no tempo complementar, até que com 5 minutos do segundo tempo, Paredes consegue uma roubada de bola, aciona Lo Celso no centro do campo, que acha Lautaro na cara do gol, e o artilheiro da competição marca pela quinta vez na Copa América.
Depois da partida, outras premiações foram entregues. A seleção da Colômbia recebeu o prêmio de Fair Play, o goleiro Emiliano Martínez foi eleito o melhor goleiro da Competição e Lautaro Martínez recebeu um troféu de artilheiro, com cinco gols marcados. Ambos são argentinos. James Rodríguez, da Colômbia, ganhou o prêmio de melhor jogador da Copa América.
A Argentina conquista o segundo título continental consecutivo e agora, com 16 conquistas, é isolada como a maior campeã da história da Copa América, ultrapassando o Uruguai que tem 15. As duas equipes voltam a campo na primeira semana de setembro para jogar pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.