A Colômbia derrotou a seleção brasileira por 2 a 1 pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. No Estádio Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla. Esta foi a segunda derrota consecutiva do Brasil, algo que nunca havia acontecido na história das Eliminatórias. A seleção começou dominando o jogo e abriu o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo com um gol de Gabriel Martinelli. A equipe viu a Colômbia crescer na partida, e no segundo tempo, Luis Díaz marcou duas vezes em quatro minutos para virar a partida.
Outra preocupação é que mais uma vez o Brasil perdeu uma peça importante por lesão. Ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos, Vini Jr. sentiu uma lesão na coxa e precisou ser substituído. O jogador iniciou tratamento com gelo ainda no banco de reservas, e depois desceu ao vestiário.
Com este resultado, a Colômbia passa para a terceira posição, com nove pontos, e derruba o Brasil para a quinta colocação. Lembrando que dos dez times no chaveamento, seis têm vaga direta para o mundial, e o sétimo colocado ainda joga a repescagem.
Após esta partida, a delegação retorna ao Rio de Janeiro, e ficará na Granja Comary, se preparando para a partida contra a Argentina que acontece na próxima terça-feira, 21. Este será o último jogo do ano para a seleção brasileira, que só voltará a campo em março de 2024, para amistosos contra Inglaterra e Espanha.