(Foto: Lance)
O Comitê Disciplinar da FIFA definiu as punições para a CBF por conta das confusões ocorridas na partida entre Brasil e Argentina, no Maracanã, na partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, no dia 21 de novembro de 2023. A partida terminou com a vitória de 1 a 0 para os argentinos.
A CBF foi multada em 70 mil francos suíços (equivalente a cerca de 402 mil reais). Essa multa foi de 50 mil francos por “falha em garantir a lei e a ordem no local do jogo”, e 20 mil por “falta de disciplina nos arredores do estádio”. Estas foram as únicas sanções relacionadas à confusão na torcida. As punições que estavam na pauta para essa ocasião iam de uma ou mais partidas sem público (ou com limitação), proibição de mandar jogos em determinado estádio, obrigação de atuar em campo neutro ou até dedução de pontos e expulsão de competições.
Além desta multa, a CBF também recebeu uma multa de 5 mil francos suíços (R$ 28 mil) por uma invasão e atraso no retorno do intervalo, na partida contra a Bolívia em Belém, na estreia das eliminatórias.
Ainda neste comitê disciplinar, foi decidido uma suspensão de duas partidas para Joelinton, pela expulsão direta na partida contra a Argentina. Essa punição será válida apenas para a qualificação para o mundial, que retorna apenas em setembro, em jogos contra Equador e Paraguai.
A seleção volta a campo em amistosos oficiais contra Espanha e Inglaterra em março. Essas partidas marcarão a estreia de Dorival Júnior no comando técnico do Brasil, anunciado na tarde da última quarta-feira, 10.