Seleção Brasileira

Argentina vence no Maracanã e amplia crise na seleção brasileira

Em jogo marcado por confusão na arquibancada, a atual campeã mundial venceu por 1 a 0

Por Pedro P. Lima
Publicado em 22/11/23 às 0:07h. | Última atualização em 22/11/23 às 16:40



(Foto: Reprodução / Instagram)

A Argentina derrotou a seleção brasileira no estádio do Maracanã em partida válida pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Esta foi a terceira derrota consecutiva do Brasil na competição, o que nunca tinha acontecido, e também foi a primeira vez que a seleção foi derrotada em casa no campeonato. O jogo teve um atraso de quase meia hora no início da partida, devido há uma confusão que ocorreu na arquibancada antes mesmo do apito inicial.

O jogo foi bem disputado, com 42 faltas durante os 90 minutos. O Brasil teve mais posse de bola e criou mais chances mas viu Otamendi fazer o gol da partida aos 19 do segundo tempo, na primeira finalização no gol por parte da Argentina. Em cobrança de escanteio do Lo Celso, o zagueiro subiu sozinho e conseguiu fazer o cabeceio, que acertou o ângulo direito da meta brasileira, sem chances para Alisson.

Mais uma vez, a seleção brasileira tem uma preocupação por lesão. O capitão da equipe, Marquinhos foi substituído no intervalo após sentir um problema na coxa. Ele iniciou o tratamento com gelo ainda no banco de reservas e ainda não se sabe a gravidade da contusão.

O Brasil volta a campo apenas na data FIFA de março de 2024, para amistosos contra Espanha e Inglaterra que serão disputados na Europa. Haverá uma pausa nas Eliminatórias, e o Brasil só volta a jogar na competição no próximo mês de setembro, quando recebe o Equador e visita a seleção do Paraguai. Ainda no ano que vem, no mês de junho, acontece a Copa América.

A Confusão

Antes mesmo no início do jogo, uma confusão generalizada ocorreu na arquibancada do Maracanã. A briga teria se iniciado após a execução do hino nacional da Argentina porque alguns brasileiros estavam vaiando. Após alguns minutos, o policiamento do estádio chegou ao local, e a situação se tornou um confronto violento entre os argentinos e a polícia. Durante a transmissão, foi possível observar nas imagens policiais agredindo torcedores da Argentina, alguns deles ficaram encurralados contra uma parede daquele setor da arquibancada.

Não havia separação entre torcidas e não houve qualquer critério de segregação na venda de ingressos para torcedores das duas equipes. De acordo com Rodrigo Mattos, a CBF seguiu orientações da Polícia Militar que considerou que o risco de conflito entre as torcidas era baixo.

O jornalista Pedro Ivo Almeida publicou em seu perfil no X (o antigo Twitter), que no dia 16 de novembro ocorreu uma reunião com a Polícia Militar, Maracanã, Defensoria, Ministério Público, FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Secretaria de Ordem Pública e diversos órgãos públicos que classificou o jogo como "alto risco". Entretanto, a ata foi ignorada.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral