(Foto: Shaun Botterill / Getty Images)
Antony, jogador do Manchester United e convocado frequente da seleção brasileira, foi reintegrado pelo seu clube nesta sexta-feira, 29. O brasileiro estava afastado desde o começo de setembro, devido a uma investigação de violência doméstica contra sua ex-namorada, Gabriela Cavallin, que está em andamento. O jogador voltará aos treinos e ficará a disposição do técnico Erik Ten Hag para ser relacionado para as partidas. O clube anunciou o o retorno do atleta em nota oficial:
"Desde que as alegações foram feitas pela primeira vez em junho, Antony tem cooperado com os inquéritos policiais tanto no Brasil quanto no Reino Unido e continua a fazê-lo. Como empregador de Antony, o Manchester United decidiu que ele voltará aos treinos em Carrington e estará disponível para seleção, enquanto as investigações policiais continuam. Como clube, condenamos atos de violência e abuso. Reconhecemos a importância de proteger todos os envolvidos nessa situação e reconhecemos o impacto que essas alegações têm sobre os sobreviventes de abusos."
O caso tomou proporções maiores no dia 4 de setembro, dia em que Antony se apresentaria para defender a seleção brasileira nas primeiras rodadas das eliminatórias. Naquele dia, novas evidências das supostas agressões vieram a público em uma reportagem do UOL. Em meio a repercussão, a CBF e a comissão técnica do técnico Fernando Diniz optaram pela desconvocação do jogador.
O jogador estava no Brasil desde então e retornou à Inglaterra na última quarta-feira, 27, onde se apresentou à polícia e entregou seu celular, com o intuito de colaborar com as investigações. Vale lembrar que Antony nega as acusações, e no dia da reportagem se manifestou em suas redes sociais dizendo o seguinte:
"Em respeito aos meus fãs, amigos e familiares me sinto na obrigação de me manifestar publicamente sobre as falsas acusações que tenho sido vítima. Desde o início tenho tratado esse assunto com seriedade e respeito, prestando os devidos esclarecimentos perante a autoridade policial.
O inquérito policial está sob segredo de justiça e, por isso, não posso tornar público o seu conteúdo. Contudo, posso adirmar com tranquilidade que as acusações e que a prova já produzida e as demais que serão produzidas demonstram que sou inocente das acusações feitas. Minha relação com a sra. Gabriela era tumultuada, com ofensas verbais de ambos os lados, mas jamais pratiquei qualquer agressão física.
A cada momento, seja em depoimento ou em entrevista, ela apresenta uma versão diferente das acusações. Assim, venho veementemente negar as acusações feitas e informar que permaneço à disposição das autoridades brasileiras para esclarecer o que for necessário.
Confio que as investigações policiais em andamento demonstrarão a verdade sobre minha inocência".
No último sábado, Diniz fez mais uma convocação pela seleção brasileira para jogos de Eliminatórias e Antony permaneceu fora da lista.