(Foto: Divulgação / Benfica)
Arthur Cabral, centroavante paraibano de 25 anos, trocou na última semana a Fiorentina da Itália, e finalista da última Conference League pelo atual campeão português e uma das sensações da última Champions, o SL Benfica.
Essa mudança marca um crescimento gradual de Arthur no cenário europeu e que até o momento de muito sucesso individual.
Após se destacar no Brasil em 2018 com a camisa do Ceará, onde marcou 30 gols em 83 jogos ao todo na passagem pela equipe nordestina, foi negociado com o Palmeiras em um acordo de 5 anos com o então campeão brasileiro.
Sua passagem pelo alviverde, entretanto, foi de pouca utilização e preterido por Deyverson e Borja pelo então técnico Luiz Felipe Scolari.
Descartado para temporada, deixou o Palmeiras em agosto de 2019 por empréstimo com opção de compra de 6 milhões de Euros para o Basel da Suíça e assim encerrando sua passagem pelo Brasil até o momento.
Pelo Basel, Arthur voltou a mostrar seu ótimo futebol, em 106 partidas, anotou 65 gols e 17 assistências. Sendo um dos principais artilheiros brasileiros em solo europeu em 3 temporadas na Suíça.
Ainda pelo modesto Basel, Arthur recebeu até então sua única convocação para seleção brasileira principal, substituindo na ocasião o lesionado Matheus Cunha.
Na sua única relação, Arthur não saiu do banco na vitória por três a um contra Venezuela pelas Eliminatórias.
Após sua terceira temporada pelo Basel, Arthur decidiu dar o “próximo” passo na Europa, aceitou a proposta da Fiorentina de 15,5 milhões na transferência, ainda no meio da temporada, para substituir o comando de ataque deixado por Vlahovic, que partiu para Juventus.
Rapidamente, Arthur se tornou a referência no ataque, sendo um dos destaques da “Viola” que levou ao vice campeonato da Conference League na última temporada.
Seu destaque em solo italiano chamou a atenção de uma das grandes surpresas da última Champions League, o Benfica, que procurava nomes para substituir a inevitável saída de Gonçalo Ramos, joia portuguesa que acertou com o PSG nesta janela de transferências.
Arthur encerra sua passagem na Itália com 64 partidas, 19 gols e 4 assistências. Pousa em Lisboa pelo valor de 20 milhões de Euros (mais 5 milhões em bônus) com o objetivo claro de voltar à seleção, sendo o principal nome do ataque de um time que disputa a Champions e uma liga nacional que alavancou Jonas ao posto de atacante da seleção brasileira.